Blog da Paulinha

Literatura

2.10.14

TCC e Monografia. Qual a diferença?

Postado por Paula R. Cardoso Bruno |

Ester termos muitas vezes causam confusão em quem precisa apresentar estes tipos de trabalho em sua faculdade. 
Mas isso não será mais um problema! Vamos lá?

Para começar... Monografia é um TCC, mas um TCC não é necessariamente uma monografia.

Heim???

O TCC é o Trabalho de Conclusão de Curso. E todo aluno universitário, deve desenvolver para demonstrar o conhecimento científico adquirido ao longo de sua graduação ou pós-graduação. Entretanto, o TCC pode ser apresentado de várias formas. As principais são: monografia, artigo científico, relatório de estágio, tese para doutorado e dissertação para mestrado. Enfim, existem esses e vários outros tipos de trabalhos que são aceitos como TCC, a decisão de qual tipo deve ser feito depende do curso e da instituição de ensino.

A palavra "monografia" decorre da junção de duas outras ("mono" + "graphos"), cujo sentido sugere um texto sobre um único tema e/ou realizado por uma pessoa, um trabalho individual.Segundo o dicionário Aurélio é “...um estudo minucioso a fim de esgotar determinado tema relativamente restrito", ou seja, monografia é um trabalho científico que se caracteriza pela especificação do assunto/problema. E dessa forma, objetiva-se com a pesquisa apresentar uma contribuição relevante ou original à ciência.

Uma monografia, na maioria da vezes, é feita por apenas uma pessoa e deve ser escrita em uma linguagem clara e objetiva, além de ter uma sequência lógica das ideias sobre as pesquisas e os resultados obtidos.
 
Dúvidas sanadas? 
Se precisar de alguma orientação, fica esse contato. 


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Subscribe